segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Umectação capilar

  
 Olá meninas, tudo bem? o post de hoje é sobre a umectação, a umectação é uma técnica onde usa-se óleos 100% vegetais para repor os lipídios da fibra capilar, auxiliando assim na maciez e saúde dos fios, afinal, cabelo não é só queratina.
O óleo ajuda também a preservar a estrutura capilar, pois são ricos em anti-oxidantes, vitamina E e outros compostos amigos da cabeleira, rs. Sei que parece estranho usar um produto comestível no cabelo, mas não prejudica a sua saúde e é algo natural sendo seu aliado.
Os óleos mais comuns para umectação são: Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de argan. 100% puros também podem incluir óleo de soja, dendê, amêndoas, amendoin, milho (não menospreze o que há na sua cozinha) e outros. Esses produtos devem ser puros, sem conservantes ou outros aditivos, livres de óleo mineral e parabenos.
A técnica é simples: Basta aplicar com os cabelos secos um óleo 100% vegetal, massageando e enluvando os fios, depois é só proceder com a lavagem normal (sim, lavamos com shampoo) e condicionar ou hidratar como preferir.
Uso 4 métodos diferentes de umectação:
  1. Com o cabelo sujo e seco, aplico o óleo e deixo agir por tempo indeterminado (geralmente de 15 min a 3hrs), lavo e condiciono.
  2. Lavo o cabelo apenas com shampoo e deixo secar sem condicionar para que o azeite penetre mais. Aplico o óleo e deixo agir por cerca de 30 minutos e depois lavo.
  3. Técnica de bela adormecida (nome bobo rs), onde aplico o azeite nos cabelos secos (não necessariamente limpos), uso uma touca e deixo agindo a noite toda, depois é só lavar pela manhã.
  4. E a rapidinha, onde apenas uso o óleo nas pontas mais ressecadas alguns minutos antes de ir ao banho.
  5. Não tenha medo! Seu cabelo não vai ficar oleoso após a umectação. Lave quantas vezes achar necessário, seu cabelo só vai absorver o que ele consegue.
  6. Não tenha medo caso caia produto na raiz, afinal, você vai lavar tudo ;)
  7. Lave sempre os cabelos com água fria após a umectação, assim você ajuda a manter a cutícula dos fios mais fechada e também não oxida os componentes do óleo.
  8. Evite o uso de chapinha e secador com ar quente após a umectação para também não oxidar os componentes.
  9. O ideal é você ir testando os óleos vegetais que tem à mão, e não desistir da técnica caso seu cabelo não se adapte bem a algum óleo de primeira.
  10. Algumas meninas apresentam frizz com alguns óleos, mas é só usar um sem enxágue ou trocar de óleo na próxima umectação.
  11. Se seu cabelo não apresentou grandes melhoras com a técnica de umectação, vale informar novamente que cabelo não é só queratina (e lipídio rs). Cabelos precisam de hidratação (reposição hídrica mesmo), nutrição (óleos) e reconstrução (aminoácidos e proteínas)
  12. Lembrando que o óleo que deve ser usado é o 
 não esquece em!
Beijos meninas, e até a próxima